sábado, 20 de setembro de 2014

Jornada de Estudos debate prioridades para servidores

Equipe da JES
Servidores de todo o Estado representados numa só foto
 

Começou na manhã de hoje, 20, a 1ª Jornada de Estudos do Sindsemppe. Catorze pessoas, entre delegados de todo o Estado e integrantes da diretoria do sindicato, discutiram propostas para fortalecer a categoria e melhorar a qualidade de vida e de trabalho do servidor.
O encontro aconteceu na Orbe Coworking, no centro do Recife, um espaço de convivência amplo e informal, pensado para tornar o trabalho algo leve e prazeroso. E foi neste clima que os participantes elencaram as prioridades apontadas pelos servidores de cada cidade participante.
Para a delegada Simony de Araújo Oliveira, lotada em Caruaru e representante da 6ª circunscrição, essa é a chance de Sindicato e servidores da Região Metropolitana conhecerem a rotina e as necessidades de quem trabalha no interior. “Muitas questões que acontecem no interior não se reproduzem na capital. Encontros como este nos dão a oportunidade de trazê-las à tona para que todos possam tomar conhecimento e as soluções sejam pensadas coletivamente, com o apoio do Sindicato”.
A coordenadora de Gestão de Pessoas do MPPE, Josyane Bezerra, esteve presente logo pela manhã. Ouviu as sugestões de todos e ponderou sobre os pontos que devem ou não ser tratados como pauta do sindicato. “Muitos desses pedidos só serão possíveis se houver uma mudança na legislação que rege o Ministério Público, e mudanças deste tipo não acontecem a todo tempo. Então é melhor pensar bem no que é prioridade e o que é possível de ser discutido com a Administração, para não perder tempo e energia com uma pauta extensa, que não terá condições de ser posta em prática”, avaliou.
Após uma pausa para o almoço - servido no próprio local - os participantes retomaram os trabalhos dividindo a pauta em três pontos. Gestão do Sindicato, direitos que podem ser regulamentados e sugestões que precisam de alteração na lei para serem executadas.
Os debates sobre gestão tiveram início com Bruno Melo, delegado da capital e um dos responsáveis pela reformulação do site do Sindsemppe. Ele apresentou uma proposta de página que, além de notícias e serviços, pretende disponibilizar por meio de login todas as informações necessárias ao servidor, como atas de assembleias, contratos de convênios e outros documentos ligados à instituição. Também foram discutidas a compra ou reforma da nova sede, formas de ampliar a atuação do Sindicato nas cidades do interior, mudança do plano de saúde, distribuição de brindes, valor da contribuição sindical e a liberação de presidente e demais membros da diretoria em caso de necessidade do Sindsemppe.
Entre os direitos que aguardam regulamentação, entraram em pauta o auxílio transporte, a definição de regras para remoção de servidores, critérios para uso do estacionamento da Av. Visconde de Suassuna, interiorização da junta médica, regulamentação do banco de horas, estrutura mínima para funcionamento de uma Promotoria de Justiça, valores dos auxílios saúde e alimentação, e capacitação continuada do servidor.
Dos pontos que precisam de mudanças na legislação do MPPE, foram levantados o auxílio creche, a adesão ao programa do Estado "Servidor Conectado" (abono ou vantagens para compra de computadores), a possibilidade de novas gratificações - sejam elas de risco ou para estimular a permanência dos servidores nas Promotorias de 1ª entrância -, a reestruturação do plano de carreiras e o limite no número de servidores à disposição e terceirizados, além da restauração das proporções de servidores em funções gratificadas.
A 1ª JES continua amanhã, quando será produzido um documento com as decisões tomadas em relação a cada um destes pontos. O documento será discutido em assembleia geral, a ser realizada ainda no mês de outubro. A promessa é do presidente do Sindsemppe, Paulo César de Lima, que vê no encontro o primeiro passo de uma longa jornada. “Esse evento serviu para alinhar as ideias de todos os servidores, aproximar as pessoas que estão longe da área metropolitana e que trazem novidades para a gente. O que está sendo dado aqui é um pequeno passo de uma grande caminhada, que só acontece com o sindicato reunido em torno dos servidores. Daqui vai sair uma pauta extensa, que vai ser discutida em assembleia e, posteriormente, num encontro de servidores, onde vamos tratar outros pontos importantes como mudança de estatuto e assédio moral, mas com um grupo ainda maior”.
 

Um comentário:

  1. Parabéns Presidente Paulo César!
    Grande iniciativa e excelente organização!
    Foi muito legal termos a participação de representantes de todo o estado de Pernambuco!

    ResponderExcluir